R. Conchal, Jd. Rollo, 57, 13600-390, Araras

Estudo de GC – Dons concedidos por Deus

Estudo de GC – Dons concedidos por Deus

Estudo de GC – Dons concedidos por Deus

Texto base: Romanos 12.6-8

Exposição do texto: a graça de Deus nos foi dada como um pacote. Por meio da graça recebemos a salvação, o perdão dos nossos pecados, a redenção e também uma capacitação sobrenatural para servir ao corpo de Cristo. Tanto o dom quanto os seus resultados são dados soberanamente por Deus e para a Sua glória.

Discussão: nesse trecho de Romanos 12, o apóstolo Paulo, escritor da carta, aborda uma relação de sete dons espirituais e nos ensina a como nos portar quando recebemos especificamente cada um deles.


Objetivo:
 o objetivo dos dons é o serviço ao corpo e o amadurecimento dos santos. Deus levanta pessoas específicas, em funções específicas, para que em tudo a Sua igreja seja suprida.

Contexto:
 os dons são dádivas de Deus, mas cabe a nós buscarmos com diligência o aperfeiçoamento para exercermos a nossa vocação com excelência. Ao que recebeu o dom de profecia, o apóstolo Paulo aponta para o termo “proporção da fé”. O dom da profecia está ligado ao conhecimento da Palavra de Deus, pois Ele não se contradiz e não torna a sua palavra inválida. Ao que recebeu o dom de servir, faça isso com muito apreço e alegria no coração. Ao que recebeu o dom de ensino, busque com dedicação o conhecer para compartilhar, tenha como objetivo ministrar com muito zelo o conhecimento que Deus tem dado. Ao que Deus chamou para exortar, entenda que o seu chamado tem a ver com encorajamento. Exortação tem mais a ver com impulsionar do que com repreender, a disciplina no Reino visa a restauração, busque entender as suas motivações e sirva a Deus com dedicação. Ao que recebeu o dom de contribuir, seja generoso, se Deus colocou essa inclinação no seu coração, seja intenso em cumprir com o seu papel de ser um socorro na vida das pessoas. Se Deus te chamou para uma posição de governo e liderança, busque ser o melhor, faça com humildade e amor. Aos chamados para o dom de misericórdia, façam com alegria, Deus deu a você sensibilidade, empatia e compaixão, use isso para a glória dele.


Conclusão:
 receber um dom que Deus, de forma soberana e graciosa, nos entregou requer de nós um grau de responsabilidade. É algo comum em todos os dons presentes nessa lista, o esmero pela excelência ao exercer o chamado de Deus.

Aplicação:
 busque a Deus em oração e entenda qual o dom que Ele te confiou, sempre entendendo que você não é superior ou inferior aos outros, mas todos temos o mesmo objetivo, que é glorificar a Cristo e sermos canais dele para a edificação da igreja.

Adcione seu comentario

Para publicar deixe seu e-mail *