R. Conchal, Jd. Rollo, 57, 13600-390, Araras

O cristão e as autoridades

Texto base: Romanos 13.1-7

Tema: O cristão e as autoridades

Exposição do texto: Este é um texto polêmico, especialmente em um tempo em que a “liberdade de expressão”, muitas vezes, se opõe aos princípios bíblicos para os nossos relacionamentos com pessoas ao nosso redor e com aquelas que não estão tão próximas, mas que influenciam na nossa vida, como é o caso dos nossos governantes.

Discussão: é óbvio que a Bíblia não nos ensina a fechar os nossos olhos diante dos erros dos governantes. Somos cristãos, mas também somos cidadãos, temos direitos, deveres e responsabilidades, porém precisamos entender o nosso papel e como nos portar diante de situações específicas. A Palavra nos ensina sobre como deve ser a conduta cristã diante de casos como a política.

Objetivo: buscar um entendimento bíblico a respeito das nossas autoridades sociais e políticas é um caminho para lidarmos com eles de acordo com o padrão de Deus. Não devem ser as ideologias do mundo o crivo para as nossas manifestações políticas, mas a vida do cristão deve ser baseada nas Sagradas Escrituras em todas as suas esferas.

Contexto: um dos pilares da Reforma Protestante é o Somente a Escritura, isso fala da suficiência da Palavra de Deus para nós como revelação divina e da soberania dela como sendo a nossa única regra de fé e prática. Além disso, ela é um crivo, como um limite para medir tudo em nós. Quando a Bíblia nos fala sobre as autoridades, ela os trata como sendo dignas de honra e respeito, e a única coisa capaz de desaboná-la dessa posição é o limite da própria Escritura Sagrada, isso independente da sua competência, moralidade, racionalidade ou qualquer outra condição. Portanto, as autoridades são levantadas por Deus e prestarão contas a Ele. O nosso papel diante disso é orar pelos líderes, sejam eles eclesiásticos, corporativos, políticos ou de qualquer outra natureza.  

Conclusão: honrar não quer dizer não questionar, mas ser submisso até que o padrão bíblico seja de alguma forma questionado. Não podemos esperar que um homem falho, como nós, seja redentor do nosso povo e da nossa sociedade, somente Jesus é o Rei que reinará com justiça e equidade, Ele virá para redimir todas as coisas, mas enquanto isso precisamos honrar e orar pelas nossas autoridades.

Aplicação: “Pagai a todos o que é devido (…)” (Rm 13.7) Honrar as autoridades não é uma escolha bonita ou uma obrigação que os crentes têm, mas uma dívida de acordo com as Escrituras. Até na hora de criticar é necessário fazê-lo com honra e base bíblica. Sejamos vigilantes e prudentes.

Observações a mais

Autoridades: existe governo civil e tb existe potestades controlando autoridades ?

Jesus disse também dar o que é de césar.

Adcione seu comentario

Para publicar deixe seu e-mail *